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Brincando e desenvolvendo seu bebe






Brincadeiras para desenvolver a capacidade de raciocínio do bebê

Coloque um brinquedo que emita música fora da vista do bebê e assim que o brinquedo começar a emitir som, pergunte ao bebê onde está a música.

O bebê deverá se virar para o lado de onde vem o som, e assim que o fizer demonstre entusiasmo e alegria, parabenizando-o por ter encontrado o brinquedo. Se o bebê já engatinhar, esconda o brinquedo em baixo de uma almofada por exemplo para que o bebê engatinhe até lá.

O jogo de esconder o brinquedo deverá ser repetido em diferentes partes do quarto do bebê e da casa.

As experiências musicais melhoram a capacidade futura de raciocínio abstrato especialmente no âmbito espacial, e as brincadeiras e jogos musicais aumentam a consciência auditiva do bebê, ampliando as ligações cerebrais entre os neurônios.

Este tipo de brincadeira está indicada para bebês entre os 6 e os nove meses de idade.

Brincadeira para o desenvolvimento do bebê

Para fazer esta brincadeira sente-se com o seu bebê no chão e deixe ao seu alcance pedaços de diferentes materiais com texturas variadas como o algodão, a lã, o cetim, o papel, o gelo e outros que possa ter em casa.

Coloque um de cada vez, os materias a frente do bebê e espere que ele tenha interesse em buscá-lo, assim que o fizer felicite-o e explique que material é aquele descrevendo a textura. Por exemplo: “Isso é veludo, e é muito macio”.

Embora o bebê não entenda todas as palavras, ele associará o som da sua voz ao toque e ao material.

É através da interacção que os bebês desenvolvem a parte do cérebro que os ajuda a armazenar informação e a compreendê-la.

Ensinar o bebê a falar

Para ajudar o seu bebê a falar, inclua-o sempre que possível nas conversas da família, porque ouvir as pessoas conversando também ajuda o bebê a aprender muitas palavras.

Os programas de rádio são excelentes instrumentos para aumentar a experiência auditiva, fazendo com que a linguagem seja mais facilmente adquirida. Por isso escolha programas variados para ele ouvir enquanto brinca. A música e a sonoridade diferente das vozes ajuda-o a aprender a falar.

Apesar dos bebês pequenos não conseguirem dizer as palavras, eles conseguem compreendê-las, por isso fazer pausas entre as palavras ajuda-os a se concentrarem nos sons da linguagem.

Atividade para aumentar as capacidades motoras do bebê



Coloque algumas esponjas na água de uma pequena piscina ou bacia com água, e mostre ao bebê como se faz para retirar a água da esponja espremendo-a.

Esprema a esponja sobre as suas mãos e depois sobre os pés e outras partes do corpo repetindo o nome das partes do corpo que estão sendo molhadas.

Outra variação para este jogo é encher copinhos coloridos com a água da esponja.

Esta actividade divertida e refrescante serve para fortalecer os circuitos neurais desenvolvendo e aumentando as capacidades de coordenação motora dos bebês entre os 9 e os 12 meses.

É ideal para se fazer na época de verão no jardim, usando uma piscina de bebê ou um recipiente grande com água.
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Dicas de brincadeiras para bebês de 6 a 12 meses que desenvolvem várias habilidades ou inteligências:

Inteligência auditiva:
Nós pais normalmente por ignorância deformamos a audição de nossos bebês colocando músicas de baixa qualidade ou instrumentos de brinquedo e as crianças quando mais tarde querem aprender a tocar um instrumento musical já não tem mais ouvido.
- Tocar durante 3 minutos um trecho de música erudita de qualidade e anunciar o nome do compositor e da peça. Tocar o mesmo trecho 3 vezes por dia durante 1 semana e depois substituir por outra peça. A escuta é ativa.
- Tocar em um piano ou xilofone uma nota musical e dizer o seu nome 3 vezes por dia, durante 1 semana, sempre repetindo a mesma nota.



Inteligência visual:
- Mostrar fotos.
- Mostrar 10 imagens e nomeá-las 3 vezes por dia durante 1 semana. Exemplos: 10 fotos de cachorro, 10 de frutas, 10 de árvores, 10 de flores ou 10 objetos da casa.
- Mostrar palavras grandes.
- Ler e mostrar livros todos os dias.



Inteligência manual e táctil:
Ajuda depois a criança a ter facilidade na escrita.
- Dar diferentes objetos para que segure.
- Dar caixas para abrir e fechar.
- Dar uvas-passas para colocar dentro de uma garrafa de plástico.
- Dar diferentes papéis para amassar.
- Dar espaguetes crus para quebrar.
- Brincar com areia.
- Brincar com panelinhas e água.
- Pendurar a criança em um trapézio.



Inteligência lingüística:
- Falar muito fazendo perguntas curtas.
- Usar um vocabulário correto.
- Repetir os sons emitidos pelo bebê.
- Expor a outras línguas sem misturá-las.



Inteligência motora:
- Dar oportunidade de arrastar várias vezes ao dia.
- Brincar de engatinhar.
- Rolar o bebê.
- Dançar com o bebê.




Aprendendo a viver brincando

"Criança que não brinca terá dificuldades em solucionar questões com criatividade na fase adulta". Não, não quero dar bronca nos grandinhos que não curtiram direito a melhor fase da vida. Poderia até escrever a frase inicial do texto com letras garrafais para que os pais nunca se esqueçam dessa mensagem.

O significado da frase reflete perfeitamente as conseqüências de uma infância mal aproveitada, que pode culminar em dificuldades na habilidade e aprendizado num futuro próximo. Mas qual é a relação do brincar na infância com o desenvolvimento psicológico na fase adulta?

A conexão é total, já que através dos brinquedos a criança aperfeiçoa uma infinidade de estímulos vitais para sua formação, entre as quais a coordenação motora, criatividade, raciocínio, identidade, autonomia, comunicação, sociabilização (conviver em sociedade), sensação de liberdade e poder, entre muitos outros benefícios. "Os brinquedos preparam a criança para o mundo e ensinam a elas como resolver problemas futuros", afirma a terapeuta ocupacional Vilma Colmenero.

Um exemplo da educação por meio dos brinquedos são as peças de encaixe. A criança ao tentar elaborar formas através da junção de peças estará praticando um excelente exercício de criatividade (ao imaginar a figura e unir as peças), o raciocínio (ao pensar se aquela peça vai suportar ficar sob a outra), além de um outro fator importante: a transformação do abstrato para o concreto, ou seja, a criança recria sua fantasia num mundo considerado para ela realista.

As brincadeiras com massinhas, canetinhas, lápis-de-cor também figuram no mundo mágico infantil. Essas atividades abrem as portas da imaginação e da liberdade de pensamento. "É importante que a criança desenvolva sua imaginação criando objetos, figuras e formas. A criança tem que ser vista sempre como criança, nunca ultrapassando fases. É preciso que os pais saibam impor limites e, principalmente, que estimulem o filho a brincar bastante"




Brinquedo bom e barato – Quem pensou que brinquedo educativo é sinônimo de custo alto está completamente enganado. Com apenas cinco garrafas plásticas descartáveis e uma bola de meia pode-se criar um engraçado boliche. Com água e farinha, pais e filho podem se divertir fazendo cola para grudar figuras no papel ou na máscara (também fácil de fazer). Isso sem contar com brincadeiras culturais que até hoje não perderam a força como "passa anel", "batata quente" e "brincadeira das cinco marias". Essas atividades, feitas em conjunto, fortalecem a relação interpessoal e autoconhecimento.

Como pode ser observado, a formação de um adulto criativo e consciente inicia-se logo nos primeiros anos de vida. Não existe um provérbio que diz que "todo adulto tem uma criança dentro de si"? Pois bem, é brincando que se aprende a viver.


 
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